Beja tem três exemplares da Prosódia de Bento Pereira

Na Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago está patente ao público até ao dia 27 de maio uma mostra bibliográfica sobre o Livro Antigo da Cidade de Beja.

É a primeira vez que é dado a conhecer o espólio do Livro Antigo da Cidade de Beja, do qual se destacam dois exemplares do livro Prosódia de Bento Pereira (o primeiro dicionário Latim Português editado em Portugal), edição de 1723, de que apenas se encontram identificados oito exemplares em todo o mundo. Para além dos referidos anteriormente, que são da edição de 1723, existe um exemplar editado em 1750 - última edição deste livro.

“A ordem de expulsão dos Jesuítas por parte do futuro Marquês de Pombal em 1759 determinou a sorte desta obra, que foi mandada queimar nos anos 60 do chamado século das luzes – séc. XVIII, deixando o país sem qualquer manual de ensino do latim. Num claro reconhecimento da sua utilidade escolar, alguns possuidores terão arrancado a página de rosto do volume e algumas páginas iniciais, de modo a não tornar identificável a sua autoria. Este facto poderá explicar a existência de vários exemplares que se encontram ainda hoje, infelizmente truncados, mas quase integralmente utilizáveis.” (Helena Maria Serras Reis Silva Freire Cameron – “A Prosodia de Bento Pereira: Contributos para o estudo lexicográfico e filológico” Tese de doutoramento pela Universidade de Aveiro, Departamento de Línguas e Culturas, Ano 2012)

Nesta sexta-feira dia 19, às 18h30, na Biblioteca de Beja, irá decorrer um seminário onde será apresentado o Fundo documental de livro antigo, pertencente à Câmara Municipal de Beja, e uma conferência pelo Prof. Francisco Lourenço Vaz, docente na Universidade de Évora, sobre “A Casa dos Livros de Beja e Frei Manuel do Cenáculo”. Este seminário é o primeiro de um ciclo de seminários que vai decorrer em diversas localidades do Alentejo no âmbito do projecto “RECOPA: Rede de Colecções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo”, promovido pelo CIDEHUS (Universidade de Évora)