Cante Alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade

cante alentejano

É com a maior satisfação que a Câmara Municipal de Beja se associa às celebrações do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, que é também o reconhecimento da importância da identidade cultural alentejana. Porque é a alma dos alentejanos, desta terra e das suas gentes que está em cada moda, em cada palavra, em cada instante em que se canta , perpetuando-se a cada momento e a cada geração.

O cante é um hino a esta terra, à sua história e aos seus protagonistas. O reconhecimento da UNESCO é, acima de tudo, a confirmação deste território como um valor único, num processo mais vasto e estratégico de crescimento e desenvolvimento sustentado.

Por isso, queremos deixar aqui a nossa homenagem ao Cante Alentejano e aos seus detentores, os cantadores. A todos eles, um grande obrigado, por terem sabido preservar a memória e assim contribuir para a sua salvaguarda. É graças a este trabalho e ao amor pelo cante, que chegamos a este momento de reconhecimento como património cultural imaterial da humanidade.

Por tudo isto, neste momento único, a Câmara Municipal de Beja, reitera a sua firme vontade de continuar a apoiar trabalhar na divulgação, salvaguarda e dignificação do Cante Alentejano.

A decisão da UNESCO, que eleva o Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, foi hoje conhecida, cerca das 10.15 horas.

Assista ao video da candidatura: