Câmara Municipal de Beja

III Beja Romana

br

 

Beja traja-se a rigor para receber nos próximos dias 20 a 22 de Maio mais uma edição do Festival Beja Romana. 

A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se durante 3 dias no centro histórico da cidade. Mas é na Praça da República, local onde se situava o fórum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.

Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, esta é uma atividade que vai marcar presença na Beja Romana.

Podem participar todos os que dispondo de meios pretendam aproveitar a oportunidade para se juntar à festa através da venda e fabrico de artesanato, que vendam produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época  ou que queiram recriar ementas com base nos alimentos disponíveis naquele período.

 

Outro dos momentos altos do programa são os cortejos que percorrem o casco urbano numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana.

Este é um momento aberto à participação de todos os que se pretendam juntar-se a esta festa, para tal basta manifestar a sua intenção através de e-mail para beja.romana@cm-beja.pt.

 

As inscrições para o Mercado Romano devem ser efetuadas de acordo com os seguintes documentos:

 

Ficha de inscrição de Artesãos, Mercadores e Serviços

Ficha de Inscrição de Restauração

Normas de participação Artesãos

Normas de participação de Restauração

Lista de alguns produtos e materiais de fabrico transportados apresentados usados e ou comercializado

Normas de higiene e segurança alimentar


As inscrições para participar no(s) cortejo(s) integrados na Beja Romana devem ser efetuadas com o(s) seguinte(s) documento(s):

Ficha de participação no cortejo

Ficha de Cedência de material