SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE - 16 A 22 DE SETEMBRO

sem

A Câmara Municipal de Beja participa desde 2000 na Semana Europeia da Mobilidade. Este ano, o tema central proposto foi “Combina e Move-te”. A Comissão europeia está empenhada em reduzir as emissões de CO2, o congestionamento do tráfego e a poluição do ar para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus e atingir os objetivos fixados pelo Acordo de Paris. A opção por transportes mais saudáveis e sustentáveis, a pé, de bicicleta e/ou transporte público, em detrimento do automóvel particular, pode influenciar de forma positiva a saúde e o bem-estar dos cidadãos, bem como contribuir para a melhoria do ambiente e a qualidade de vida nas cidades.

A melhoria da acessibilidade na cidade é um convite para que todos possam usufruir da mesma. Neste contexto está patente uma exposição sobre os principais projectos que o Município de Beja está a desenvolver para o centro da cidade, no Núcleo Visigótico, Casteli, Igreja dos Prazeres, Praça da República, Museu Regional, Jardim do Bacalhau, Centro Unesco e Estação da CP, com um convite para que todos possam ter opinião sobre os mesmos e a façam chegar ao Município.

Outras actividades terão lugar na semana da Mobilidade, nomeadamente, dia 19 de Setembro uma reunião aberta à participação do público em geral sobre o tema “A mobilidade e Saúde. Um olhar diferente… Um Olhar Igual…Acessibilidades, Inclusão e Deficiência”  que decorrerá na igreja da Misericórdia, no dia 20 de Setembro, está programado o Light Run Noturno, um passeio pela cidade e no dia 21 de Setembro, com a participação de várias instituições, são diversas as actividades no Castelo, largo do Lidador, Praça da República e Largo do Museu.

Alguns momentos irão ocorrer neste dia nos espaços das actividades.

Nos dias 21 e 22 de Setembro há um convite à utilização das Urbanas que poderão ser utilizadas de forma gratuita.

O trânsito estará interrompido na Praça da República e Largo do Lidador, no dia 21 de Setembro, sexta-feira, entre as 9:00h e as 18:00h.

A organização da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu sem Carros é uma organização da Câmara Municipal de Beja e conta com o apoio do EMAS, Museu Regional, IPDJ, CerciBeja, Centro de Paralisia Cerebral, Agrupamento de Escolas nº1, PSP, Escola Segura, União de Freguesias, IPBeja (ESA, ESTIG, ESSE), Eco-Escolas, Boutijest, José Cândido & Chicharo, Cameirinha, EDIA, EDP, EMAS e Bicipalma.