Câmara Municipal de Beja

Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo

inc

 

Portugal Inovação Social em Beja para debater importância da inovação social no desenvolvimento do interior

 

A Portugal Inovação Social, em parceria com a Câmara Municipal de Beja, organiza no dia 4 de dezembro, a partir das 09:30, a conferência Inovação Social: contributos para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica, que contará com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. O evento, que decorrerá no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial, em Beja, culmina com a inauguração da nova Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.
A organização da conferência tem como objetivo sensibilizar entidades públicas e privadas para a importância da inovação social numa estratégia de desenvolvimento integrada do território, que inclua esforços para a implementação de soluções inovadoras para desafios sociais como o desemprego, o insucesso escolar, o envelhecimento ou a exclusão social, testando respostas complementares ou alternativas às já existentes.
O painel principal será moderado pelo Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e contará com a presença dos gestores de 5 projetos já apoiados pela Portugal Inovação Social: Mentes Empreendedoras, Rádio Miúdos, Há Festa na Aldeia, Pro-Move-Te e Apps for Good. Os representantes destes projetos falarão sobre a sua experiência na dinamização dos territórios do interior e respetivo impacto das suas intervenções nestes locais, e sobre os planos de expansão da sua atividade para a região do Alentejo.
O encerramento da conferência estará a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Após a conferência será inaugurada a nova Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, um projeto cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e o município de Beja, que criará condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores nesta região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento.
O Alentejo é um dos 4 territórios elegíveis para apoio da Portugal Inovação Social, ao lado do Norte, Centro e Algarve. Para as regiões do Norte, Centro e Alentejo, estão neste momento abertos dois concursos: Capacitação para o Investimento Social (até 18 de dezembro com dotação de 7 milhões de euros) e Títulos de Impacto Social (até esgotar a dotação de 5 milhões de euros).
PROGRAMA

09:30 – Receção e welcome coffee
10:00 – Abertura
Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja
Roberto Grilo, Presidente da CCDR Alentejo (a confirmar)
Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social
10:30 – O papel da inovação social no desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica
Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (moderador)
Afonso Mendonça Reis, Mentes Empreendedoras
Verónica Milagres, Rádio Miúdos
Dionísia Gomes, Pro-Move-Te
Teresa Pouzada, Há Festa na Aldeia
João Baracho, Apps for Good
11:45 – Encerramento
Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa
12:15 – Cerimónia de Inauguração Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo e visita à mostra de projetos
Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja
João Pedro Cascalheira, Coordenador da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo
Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa
Morada:
Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial
R. do Sembrano 78, 7800-456 Beja
Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo
Largo de Santa Maria, 7800-133 Beja
Sobre a Portugal Inovação Social:

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, que tem como objetivo promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado do investimento social em Portugal, através da mobilização de cerca de 150 milhões de euros em Fundos da União Europeia.
Para além das Parcerias para o Impacto e dos Títulos de Impacto Social, a Portugal Inovação Social gere mais dois instrumentos de financiamento: Capacitação para o Investimento Social e Fundo para a Inovação Social.