Transportes públicos e partilhados de Beja

tran

A baixa intensidade dos serviços de Transporte Público e o elevado preço das assinaturas de linha em paralelo com a desarticulação horária e tarifária do transporte público coletivo rodoviário, tornam pouco atrativa a sua utilização, fazendo com que as deslocações se façam maioritariamente recorrendo ao automóvel.

Os elevados preços em vigor para os bilhetes e assinaturas de linha (vulgos passes) são incomportáveis, face aos rendimentos médios das famílias promovendo o isolamento e exclusão social.

Para fazer face a estes problemas a Câmara Municipal de Beja aderiu ao PART- Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos.

Nesta sequência, os transportes públicos de Beja vão ter novos tarifários e uma oferta mais alargada de percursos.

Assim, a partir de dia 1 de Junho, as Urbanas passam a ter apenas uma zona única (A+B) válida para os passes, haverá a redução das tarifas no passe geral, passes social/sénior (pessoas com mais de 65 anos, com grau de deficiência superior a 60% e com cartão sénior), passes 4-18 e sub 23 e a criação de novos títulos, passe jovem (para jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, que não beneficiem de transporte escolar ou de ação social nos passes 4-18 e sub 23) e passe empresa (mínimo 10 pessoas a adquirir em conjunto pela empresa).

A partir de 1 de Julho, nas freguesias rurais, com o transporte de Táxis Coletivos/ Transporte a Pedido serão criados percursos adicionais e oferta aos sábados, domingos e feriados, sendo que a Mina da Juliana passará a ser servida em período não escolar, em carreira interurbana com dois horários (7:26h e 18:40h) a Porto Peles será servido ao sábado numa extensão de uma carreira de Baleizão.

Está também prevista a redução de assinatura de linha para deslocações com origem e destino no concelho Beja a partir do escalão de 9-12kms para um valor fixo de 50,00 euros, sendo que a partir do escalão 13-16 kms o desconto exige a prova de residência.

Com estas medidas pretende-se dinamizar a mobilidade concelhia, promovendo a justiça social, pelo incentivo á utilização do Transporte Público.

Conheça o Sistema de Transporte Público e Partilhado de Beja