Câmara Municipal de Beja

Bedeteca de Beja


Bedeteca de Beja


0  0  0

 

Inaugurada em Abril de 2005, a Bedeteca de Beja (uma das três existentes no país) é um equipamento municipal essencialmente vocacionado para a divulgação da banda desenhada, embora contemple áreas como a ilustração, o cartune e o cinema de animação. 

Instalada no 1º andar da Casa da Cultura de Beja, a Bedeteca de Beja possui um acervo considerável de álbuns de banda desenhada e revistas (contemplando todas as tendências e movimentos), composto por vários milhares de exemplares.


Possui também um Núcleo de Documentação e Pesquisa, um Núcleo de Cinema de Animação, Cartune e Ilustração, Espaço Internet, um Núcleo de Trabalho (onde os autores podem realizar as suas obras), um Arquivo de Originais e Galeria de Exposições Temporárias.
Mantém também vários ateliês em funcionamento semanal, ao longo do ano: o Ateliê de Ilustração Editorial e Infantil, o Ateliê de Ilustração Científica, o Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada (adultos), e o Ouriço-do-Mar – Ateliê de Banda Desenhada (crianças), congregando no conjunto mais de 50 autores de banda desenhada da cidade e arredores.
A programação da Bedeteca, mensal, abrange áreas tão diversificadas como a montagem de exposições (já expuseram na Bedeteca cerca de 500 autores de mais de 25 países), noites temáticas dedicadas à banda desenhada e à relação que mantém com o cinema, workshops, encontros, palestras sobre várias temáticas, livros do mês, etc. Todas as semanas se realizam eventos na Bedeteca.


    

Espaco Bedeteca  Espaco Bedeteca



Outro vetor importante da ação da Bedeteca reside na publicação dos fanzines Venham + 5 e Coleção Toupeira (onde se dá relevo à produção artística local e nacional), e na publicação da revista Splaft! (de crítica e divulgação).


A Bedeteca também realiza vários eventos com relevo à escala nacional: o Março Horrível (na área do terror e do fantástico), e o Natsuyoka Meet (na área da banda desenhada e cultura japonesa); realiza também um grande evento, com relevo a nível internacional e com grande repercussão europeia; o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (englobando todas as correntes estéticas).


Outra vertente importante deste equipamento reside no facto de extrapolar grandemente as fronteiras do concelho de Beja e de fazer exposições, ações de sensibilização e ateliês um pouco por todo o país, do Porto a Faro. E até fora de Portugal, no Brasil e em Espanha.
É um equipamento muito dinâmico que tem contribuído decisivamente para divulgação e usufruto da banda desenhada no nosso país, contribuindo também para lhe conferir outra visibilidade entre nós.



Descubra +