Câmara Municipal de Beja

Centro Social do Lidador


Logotipo Lidador

 

 

O Centro Social do Lidador é uma extensão da Casa do Idoso, da rua onde mora, um prolongamento das relações de vizinhança tão características do nosso Alentejo, para conviver com outros idosos e com outras gerações, nomeadamente crianças e onde lhe é prestado um acompanhamento em ambiente semi-familiar, ouvindo os seus problemas, contribuindo para os resolver, de forma direta ou através de encaminhamento (Finanças, Centro de Saúde, Bancos, etc.).
Um projeto estruturante, enquadrado na primeira linha de orientação do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Beja, cujo fim é a “Criação, extensão e qualificação de equipamentos e serviços de apoio social”.


Objetivos:
 
- Criar condições que permitam melhorar a qualidade de vida do idoso.
- Minimizar o seu isolamento, solidão e dependência, através da animação como forma de promoção social e pessoal.
- Contribuir para a integração social deste grupo etário, através de atividades de animação e ocupação.
- Valorizar, numa perspetiva intergeracional, o aproveitamento e transmissão de saberes da população idosa, quer nas áreas das atividades tradicionais, quer com novas experiências, criando ateliers polivalentes, em interação com as escolas do concelho.
- Criar uma parceria local de forma a rentabilizar os recursos existentes e vocacionados para esta população-alvo.
- Promover o intercâmbio com as escolas profissionais e de ensino superior que tenham formação em áreas como a geriatria e animação, de modo a promover a fixação dos jovens, encontrando espaços de aplicação dos seus conhecimentos e de desenvolvimento das suas capacidades.
- Rentabilizar o voluntariado social.

 

 

Regulamento do Centro Social do Lidador
Requerimento
Requerimento Atividade Fisica