Câmara Municipal de Beja

Parque da Cidade


Parque da Cidade

Localização: Freguesia de Santiago Maior, zona periférica.

Parque cidade

Enquadramento: O Parque da Cidade, à escala da cidade, ocupa uma posição periférica na zona de expansão Poente estruturada em função do espaço residencial, de serviços e lazer/desportiva. O Parque encontra-se limitado a Poente pelo IP2 (que também marca o limite do perímetro urbano), a Norte pela Rua de Lisboa, a Nascente pelo Bairro residencial Santo André (tipologia mista de prédios e moradias) e pela Escola Básica de Santiago Maior, a Sul a Mata dá continuidade ao espaço aberto (Parque). O Parque integra na estrutura ecológica urbana e está ligado e contíguo a outros importantes espaços abertos, esta continuidade constitui uma cintura “verde” predominantemente permeável, com equipamentos direccionados para as actividades desportivas e recreativas ao ar livre, proporcionado ao habitante urbano desfrutar dos elementos naturais, interagir com outras pessoas e praticar exercício, para além de equilibrar o ambiente e a biodiversidade do sistema urbano.

 

Data de construção: 2004, projecto executado no âmbito da BejaPolis.

 

Tipologia: Parque urbano.

 

Utilização atual: Espaço de lazer, recreio e convívio social.

 

Área: 9ha.

 

Morfologia do espaço: Para quem se desloca na área circundante ao Parque, este é um lugar facilmente apreendido, amplo e de limites abertos. O Parque possui uma arquitectura recreativa e uma planta geométrica, apresentando o seu maior comprimento na direcção Norte-Sul, cujo desenho contempla diversas funções, estadia, contemplação, recreio e passeio/circulação.

 

O lago rectangular de grandes dimensões ocupa o centro do espaço e é um elemento marcante deste lugar, este tanque abastece todos os outros tanques e canais de água situados a Poente (a cota inferior). Aos canais de água estão associadas espécies vegetais características de ambientes ribeirinhos.

 

A Norte do lago grande encontra-se o restaurante, onde é possível subir ao topo e desfrutar da paisagem e de onde desce a cascata para o lago. Ainda junto a este espelho de água está implantado um café esplanada. O Parque dispõe de vários sub-espaços de estadia, de recreio, com equipamentos desportivos e lúdicos e de estacionamento automóvel.

 

Conheça mais sobre este jardim aqui.