Câmara Municipal de Beja

Trindade


Brasão de Trindade

 

Armas


Escudo de azul, com três gavelas de espigas de trigo de ouro, atadas de vermelho; em chefe, uma flor-de-lis de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: TRINDADE - BEJA.

 

 

1 1

 

Descrição da freguesia


A Freguesia de Trindade, com uma área de 98,63 km2.Concelho e Distrito de Beja localiza-se na margem esquerda da ribeira de Terges e dista da sede do Concelho cerca de 15 Km.

Segundo os Censos 2011,realizados pelo INE a freguesia tem 274 habitantes, sendo notório o seu decréscimo ao longo dos anos. A população foi sempre crescendo desde 1864 atingindo o seu pico mais alto no ano 1940 existam 2 370 habitantes na freguesia, a partir deste ano foi decrescendo em 10 anos ficou com menos 1000 habitantes e nos anos seguintes o decréscimo tem sido bastante acentuado.

 

Fazem parte da freguesia alguns montes nomeadamente as Courelas que quase todas as casas estão em ruínas, o Cantinho da Ribeira um lugar emblemático que serviu de inspiração a Manuel da Fonseca, escritor alentejano, no seu romance “Seara de Vento”, que se baseia na tragédia que ocorreu no monte, protagonizada por um trabalhador rural acusado do roubo de cereais a um agrário. A obra, dentro da estética neorrealista, deixa perpassar o sentimento da morte, mas sobretudo a realidade social da região.

Com a desertificação, estes lugares sofreram imenso, mas contudo é um meio rural, propício aos passeios de BTT, Rally Montes Alentejanos e à descoberta da paisagem alentejana.

As barragens e a Ribeira de Terges são pontos atrativos para a pesca do achigã e a carpa.

 

 

1 1


Orago: Nossa Senhora dos Remédios


População : Censos de 2011- 274 habitantes


Atividades Económicas: Agricultura, olival, vinha e pecuária


Património edificado: Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios e ainda se destaca a Capela de Nossa Senhora da Conceição, de estilo neogótico, edificada na década de 1940, situada no Monte da Chaminé (privado).


Gastronomia: sopa de peixe da ribeira, ensopado de borrego, açorda alentejana e vinagrada.


Coletividades: Centro Cultural e Desportivo da Trindade, Clube de Caçadores e Pescadores da Freguesia de Trindade, Grupo Coral Misto “ Serões d’Aldeia”.


História:


No que concerne ao seu historial, a sua origem é desconhecida, sabe-se que a mesma já existia no Séc. XVI, uma vez que no ano de 1534 foi contemplada com a Visitação Eclesiástica do Cardeal – Infante e Bispo de Évora D. Afonso.

A Trindade também é conhecida porque perpétua uma tradição de Natal muito viva no Alentejo, representar os chamados "presépios vivos".

A freguesia de Trindade oferece a tranquilidade das povoações do Alentejo, com a sua igreja branca e suas raras e longas ruas beijadas de pequenas casas.

 As festas tradicionais em Honra de Nossa Senhora dos Remédios realizam-se no 2º fim de semana de setembro, esta é também uma oportunidade para os filhos da terra dispersos regressarem à localidade. Não falta animação, cante alentejano, bailes, entre muitas outras atividades, que marcam a vida cultural da freguesia.