Câmara Municipal de Beja

RURALBEJA


De 17 a 19 de outubro, a cidade recebe no seu Parque de Feiras de Exposições mais uma edição da RuralBeja. 


Organizada pela Câmara Municipal de Beja, a iniciativa pretende promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região constituindo-se como um evento estratégico de afirmação das potencialidades e recursos naturaisRural Beja do território, em que se aliará a tradição e a inovação, a produção com a transformação, a criatividade com a competitividade, num espaço igualmente rico em manifestações culturais e etnográficas.

Neste terceiro fim-de-semana de outubro, estarão em destaque oCavalo Lusitano, o Touro, o Regadio, o Vinho, os Recursos Silvestres, oArtesanato e a Gastronomia, numa montra dos melhores produtos da região - os tradicionais e os mais inovadores – que, juntos, reforçam as potencialidades que fazem de Beja um território de excelência.

Nesta edição da RuralBeja, destacamos a primeira edição do Salão do Cavalo, a decorrer entre o Pavilhão Multiusos e o Picadeiro, dedicada ao cavalo lusitano enquanto representante da nacionalidade, cultura, arte, desporto e produto de excelência do mundo rural.

O evento conta já com a Final da Taça de Portugal de Horseball, uma prova do Campeonato Regional de Dressage, uma prova classificativa para o Campeonato de Portugal de Equitação de Trabalho, modalidade onde Portugal e o Cavalo Lusitano têm arrecadado ao longo dos anos várias medalhas e o Grande Prémio – Kur (Dressage Masters), onde estarão presentes alguns dos melhores cavalos e cavaleiros de Portugal. Este último será o momento de maior destaque do Salão do Cavalo que traz a Beja pessoas de todo o país e do estrangeiro.

 

A RuralBeja inclui também a Vinipax, onde poderá provar os melhores vinhos de algumas das mais emblemáticas regiões vitivinícolas portuguesas, estando já confirmadas as presenças da CVR Dão e dos Vinhos Ribera Del Guadiana –Extremadura/Espanha.

 

Este ano nasce uma nova iniciativa, “Natureza à Mesa”, dedicada à utilização dos recursos silvestres nos melhores pratos da gastronomia mediterrânica e a Festa Brava tornará a marcar presença neste grande evento da capital do Baixo Alentejo, com diversas atividades de demonstração de toureio a cavalo e pegas.

 

Enquanto aguardamos, com enorme expectativa, que seja classificado por parte da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano, expressão mais genuína do Alentejo e do sentir dos homens, ecoará neste espaço privilegiado para negócios, troca de experiências mas, sobretudo, para bons momentos de convívio.

 

 

Em conjunto com os parceiros que contribuem para enriquecer esta edição da RuralBeja, a autarquia convida a população a visitar a feira e a participar nas atividades do vasto e aliciante programa que preparámos para estes dias: oficinas temáticas, demonstrações e workshops, provas e degustações, mostras, exposições, muitas atividades para os mais novos e muita animação e programação para todos os gostos e idades, esperam por si em Beja.

 

Regulamento (download)

Ficha de inscrição (download)