Câmara Municipal de Beja

Quem somos?


Biblioteca Municipal de Beja/José Saramago


 
A Biblioteca Municipal de Beja foi fundada em 21 de Junho de 1874 e inaugurada em novo edifício no dia 30 de Abril de 1993 no âmbito do programa da Rede Nacional de Leitura Pública.


É uma biblioteca moderna, cuja tipologia reflecte a filosofia de funcionamento de uma biblioteca pública: sector de adultos, sector infantil, sector multimédia e internet, sector de publicações periódicas, sector audiovisual, cafetaria e auditório.


Uma biblioteca centrada nos livros e nos mais recentes suportes da informação, disponibilizando aos seus utilizadores um fundo bibliográfico de mais de 120.000 documentos, livros, CD's musicais, CDROM multimédia, DVD de cinema e musicais, recursos electrónicos, jornais e revistas.


A biblioteca promove uma programação cultural permanente que tem nas "Palavras Andarilhas" (em Setembro), no "Dia Mundial da Poesia" (em Março) e no "Dia Mundial do Livro" (em Abril) os seus momentos mais altos.


Mais do que um espaço físico com mais ou menos livros, a biblioteca foi desde sempre uma forma de intervir, de questionar e comunicar, e assume-se como um lugar de desassossego cultural, um ponto de encontro, uma casa.
A casa do livro e da cultura.
Mas uma casa de janelas abertas ao vento e ao sol.


Alguém um dia disse que a Biblioteca de Beja era um Largo, igual no sonho e na utopia ao do célebre conto de Manuel da Fonseca.
Hoje, pensamos que ela é acima de tudo a Biblioteca de Beja.
Que melhor adjectivo lhe poderíamos arranjar.


Joaquim Figueira Mestre