Câmara Municipal de Beja

Serviços


 

O Cliente no centro das orientações do Teatro

A posição de vanguarda e pioneirismo, desde sempre assumida pelo Pax Julia – Teatro Municipal de Beja, tem conduzido este equipamento cultural da cidade ao desenvolvimento de soluções inovadoras próprias em que as mais recentes são a implementação da plataforma digital “BilheteiraOnline” e o Serviço Kidsitting.

No âmago desta orientação está o Cliente – um cliente cada vez mais exigente e informado, que merece toda a dedicação e um enfoque permanente. No âmbito do perfil inovador do Teatro e do enfoque no Cliente, cada espetáculo ou evento é pensado em função deste, procurando sempre antecipar as suas expetativas, com uma oferta cultural, didática e formativa capazes de o surpreender.

É por este motivo que o Teatro pretende desenvolver uma rede de contactos de clientes que permita um mais fácil acesso aos seus gostos e interesses e simultaneamente faculte mais informação sobre o seu grau de satisfação acerca os serviços que o Teatro tem vindo a disponibilizar.

 

 

 

Programação

Apesar dos constrangimentos financeiros com que nos deparamos, decorrentes da forte crise financeira que atravessamos e que condicionam de uma forma bastante significativa a gestão cultural de todo o poder local, no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja continuamos a conseguir desenvolver um conjunto de atividades que nos permitem afirmar atualmente que temos superado o objetivo de termos uma programação cultural cada vez melhor e mais diversificada. Outro objetivo que temos conseguido superar prende-se com a redução de custos efetivos com a programação, ao mesmo tempo que temos conseguido bater recordes no que se refere ao número de espetadores.

Estes resultados são fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, mas que teve um forte incremento pelas estratégias adotadas ao nível da Comunicação e Promoção de Marketing, bem como da Programação em Rede. De uma forma geral, podemos dizer que foi também graças à programação feita ao abrigo das duas Redes de Programação Cultural (CAL, que terminou em 2011, e ArteSul, que ainda se mantém atualmente) que se conseguiu aplicar economias de escala e desenvolver um conjunto de sinergias que acabaram por tornar possível acrescentar qualidade, quantidade e diversidade à programação que fizemos a pensar nos munícipes, ao mesmo tempo que reforçávamos laços e criávamos hábitos de partilha de recursos e oportunidades. 

É importante referir ainda que, desde que o Teatro está sob a tutela da Autarquia, 2012 foi o primeiro ano em que o Teatro manteve a sua programação regular durante o período de Verão, não encerrando as suas portas em agosto, como acontecia até então. Assim, nesse período, foi possível oferecer aos munícipes, a título gratuito, um conjunto de eventos (entre espetáculos de música, filmes e workshops) que, direcionados para as famílias, conseguiram levar ao Teatro perto de um milhar de espetadores, entre crianças, jovens e adultos.

 

 

 

Serviços associados à programação


1.Serviço Educativo

O Serviço Educativo do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja foi criado em Fevereiro de 2012 e desde então oferece ao público novas atividades com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências críticas, criativas e expressivas por parte do público, transmitindo conceitos e práticas nos domínios das artes performativas e do cinema, muito especialmente da música e do teatro.

Através de uma programação variada dirigida a um público heterogéneo (público infantil, juvenil e sénior, escolas do ensino generalista, profissional e artístico e de grupos especializados, entre outros) o Serviço Educativo tem proporcionado diversas experiências que complementam as restantes atividades desenvolvidas pelo Teatro.

Assim, no âmbito do Serviço Educativo, o Teatro tem promovido a realização de visitas, sob a denominação de “O fantasma do Teatro”, nas quais, principalmente durante os períodos escolares, se procura revelar a alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a magia do Teatro, dar a conhecer todos os seus espaços e proporcionar momentos marcantes, em que as crianças possam estimular os seus sentidos, vendo, ouvindo, cheirando, tocando e sentindo, e ainda fazer, respirar e viver o Teatro durante cerca de 1 hora. 

Na área das artes performativas, podem destacar-se os diversos espetáculos de teatro, que têm envolvido preferencialmente as companhias locais, e de música, que incluem o pacote infantil (com espetáculos como a “Anatomia do piano” e o “Andakibebé”), direcionado para as crianças e alguns em especial para os bebés. 

As palestras sobre música, com a denominação de “Música com…”, que desde o início da temporada 2012-13 o professor Roberto Perez tem vindo a dinamizar, são mais uma iniciativa do Serviço e já associaram a música ao chocolate, ao vinho, ao café e ao amor. 

Os ciclos de cinema e as conversas com realizadores e atores têm sido também iniciativas incluídas no Serviço Educativo do Teatro e têm representado uma mais-valia para as sessões de cinema dando-lhes um enquadramento e justificando as suas escolhas.

O mais recente programa criado ao abrigo do Serviço Educativo do Teatro é o programa “Itinerância”. Este programa pretende ser mais um contributo para o principal objetivo do Serviço Educativo que se prende com a formação de públicos, realizando nas freguesias rurais do concelho determinados eventos e trazendo ao Teatro novos públicos também das freguesias rurais do concelho. Esta forma de descentralização cultural proporciona aos munícipes que vivem nas freguesias rurais o acesso a espetáculos que, pelas suas caraterísticas, se podem realizar nas freguesias, mas também a outros que, não se podendo deslocar, são levados à cena no Teatro.

 

 

 

2.Serviço Bilheteira On-line

Desde abril de 2013 que o Pax Julia – Teatro Municipal de Beja disponibiliza a venda de bilhetes on-line acompanhando desta forma a evolução natural que tem vindo a acontecer na maior parte das salas de espetáculo conceituadas em todo o país, como é o caso dos Coliseus de Lisboa e do Porto, do Pavilhão Atlântico, entre outras. 

Este é mais um passo para a modernidade que se pretende imprimir com estas novas dinâmicas e que, através da inovação e criatividade, pretendem arranjar formas alternativas de conseguir proporcionar mais meios para o acesso por parte dos munícipes à cultura e aos espetáculos que se fazem no Teatro.

A inclusão de um Serviço de venda de bilhetes pela internet e a gestão da bilheteira do Teatro através da plataforma “BilheteiraOnline” insere-se no programa de Modernização Administrativa da Autarquia e pode-se já afirmar como um enorme salto qualitativo nos diversos serviços que o Teatro disponibiliza aos seus clientes. 

Com esta plataforma de venda de bilhetes, é possível fazer uma gestão integrada e segura de uma sala de espetáculos como o Pax Julia, através da disponibilização de diversas funcionalidades e serviços, nomeadamente na reserva e venda de bilhetes on-line, bem como a criação de um cartão de cliente Pax Julia, que se pretende que possa vir a estar disponível já no início da próxima temporada. 

Pela tecnologia de última geração envolvida, este serviço é seguro e cómodo uma vez que permite o acesso a todas as suas funcionalidades de forma fácil e sem qualquer risco para o utilizador, desde que este tenha acesso à internet no seu computador, smartphone ou tablet e uma simples impressora onde emitir o bilhete.

 

 

 

3.Serviço Kidsitting

O Serviço Kidsitting é a mais recente aposta do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja e pretende criar um valor acrescentado à oferta cultural do Teatro, disponibilizando um serviço de guarda de crianças, assegurado por dois profissionais qualificados, durante os espetáculos promovidos neste equipamento municipal.

O Serviço está disponível em todos os espetáculos que se julgue conveniente e adequado desde maio de 2013 para todos os que pretendem assistir aos espetáculos promovidos pelo Teatro e destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, podendo ser prestado a um número máximo de 30 crianças por espetáculo já que funciona na Sala Estúdio.

Por apenas 3 euros por criança, este serviço pode ser reservado no ato da reserva ou do levantamento do bilhete de adulto mediante o preenchimento de uma Ficha de Cliente e pode ainda estar disponível sem reserva até 10 minutos depois da hora de início do espetáculo, desde que a lotação máxima da Sala Estúdio não tenha sido atingida.

Este é um serviço inovador no panorama das salas de espetáculo portuguesas e até mesmo pioneiro a nível de salas europeias, sendo um exemplo de como os clientes/espetadores são importantes para o Teatro e de como este os valoriza.

 

 

 

4.Programas Pax Julia

De forma a garantir a prestação de um serviço de elevada qualidade a todos aqueles que pretendem assistir a um conjunto de espetáculos a um preço mais acessível, o Teatro criou o serviço “Programas Pax Julia”. Esta promoção oferece aos clientes, em cada programa, um conjunto de espetáculos por uma quantia inferior ao somatório dos preços individuais dos espetáculos que inclui.

Assim, este é um dos produtos criados mais recentemente e pensados para todos aqueles que já fazem do Pax Julia a sua sala de espetáculos de eleição, por valorizarem a aposta que tem vindo a ser feita no âmbito da sua programação.

Todos os meses os espetáculos incluídos nos “Programas Pax Julia” são obviamente diferentes e são sugeridos em função das áreas temáticas (por exemplo: música, teatro, dança, cinema), das faixas etárias a que se destinam os espetáculos (por exemplo: infantil, juvenil, sénior) ou de outros aspetos que possam ser o elo de ligação entre as propostas incluídas em cada programa (por exemplo: Festival de Jazz, Semana da Juventude).

 

 

 

 

Controlo de Qualidade

O Pax Julia – Teatro Municipal de Beja dedica uma atenção muito especial à questão da deteção, responsabilização e correção oportuna das irregularidades que eventualmente ocorram no equipamento.

Por forma a implementar sucessivas melhorias nos nossos serviços, encorajamos os nossos clientes a registar por escrito os seus comentários, reclamações e sugestões através de:

- impressos próprios para o efeito, com envelope RSF;

- livro de reclamações;

- via eletrónica, dirigindo-se à Divisão de Gestão Cultural e Juventude da Câmara Municipal de Beja (cultura@cm-beja.pt);

- via telefone, através do n.º 284 315 090.

O Pax Julia valoriza muito estes contactos, na medida em que o cliente está a dar ao Teatro uma oportunidade de resolução do problema e identificação de áreas de melhoria que o beneficiem diretamente a si e a outros igualmente afetados.