Câmara Municipal de Beja

Jardim dos Namorados


Jardim dos Namorados           
Localização: Freguesia de São João Batista, zona de expansão, Bairro do Ultramar.

Jardim Namorados


Enquadramento: 
O Jardim dos Namorados tem uma localização periférica, a Sul, relativamente ao centro da cidade. O bairro, onde se insere possui estrutura retilínea, é constituído por tipologias mistas de prédios altos e moradias unifamiliares. Como tal, este jardim tem uma dimensão à escala do Bairro.

Os limites do Jardim são definidos pelas Ruas circundantes, a Norte, a Rua de Angola e a Rua de Moçambique, a Sul, a Rua do Estado da Índia e a Nascente, encontra-se “encostado” às fachadas laterais das moradias. 

 

Data de construção: Em 1960, projecto da autoria dos Arquitetos Paisagistas António Viana Barreto e Álvaro Dentinho.

 

Área: 3335m2.

 

Tipologia: Jardim, arquitetura recreativa.

 

Utilização atual: Recreio, estadia, fruição, estética e circulação.

 

Utentes e ritmos de utilização: O Jardim é utilizado por diferentes grupos sociais, residentes do Bairro que o frequentam diária ou semanalmente.

 

Morfologia do espaço: O aprazível Jardim dos Namorados é um espaço contido pela vegetação, de forma irregular. Possui uma composição arquitectónica e vegetal desenhada segundo uma estrutura orgânica onde foram contempladas funções de lazer e de recreio.

O desenho orgânico é constituído pelos caminhos sinuosos, pelos canteiros de forma indefinida, onde se insere a vegetação ornamental. Esta composição naturalizada está, também, patente no contraste claro-escuro produzido pela vegetação, no relevo ondulado, nos muros de pedra irregular que ladeiam os percursos e sustentam a terra.

As zonas de clareira correspondem às áreas definidas para as actividades de recreio.

Os dois elementos que se encontram presentes no jardim são elementos de referência na memória deste lugar, cujas características formais e culturais facilitam na percepção da identidade do Jardim.

 

Consulte mais informação sobre este jardim aqui.