Câmara Municipal de Beja

Atividades e Formação


bejactivaO Bejactiva é um programa de promoção do exercício, da saúde e da actividade física, envolvendo iniciativas regulares e pontuais que têm como objectivo mobilizar e sensibilizar a população do concelho de Beja a adoptar um estilo de vida activo, onde o exercício ou o desporto estejam presentes.

 

 

 

 

 

Sub-Programas:

 

 

+ Desporto Jovem

desporto JovemCaracteriza-se pela oferta diversificada de actividades ou eventos pontuais no âmbito do desporto juvenil que anualmente decorrem no concelho, sejam organizados pelo sector desporto da autarquia, em parceria ou mesmo só com a colaboração do mesmo.

Interage com Escolas, Clubes, Associações e Federações, Empresas, grupos informais.

 

Âmbito: Local; Concelhio; Distrital; Nacional e Internacional.

Modalidades: Atletismo; Andebol; Basquetebol; Futebol; Ginástica; Hóquei Patins; Judo; Karaté; Kayak – Polo; Natação; Patinagem; Ténis entre outras.

Apoio: Administrativo (licenciamentos, e outras informações); Assessoria Técnica; Financeiro; Logística e na Divulgação e Promoção.

 

 


 

Em Forma

Em FormaDireccionado para a comunidade adulta (+ 18 anos), promovendo condições de prática  com  o objectivo de aumentar os índices de actividade desportiva no concelho;

 

Objectivos:

Informar a comunidade da importância do exercício físico para a promoção da saúde;

Promover hábitos de vida activa através da prática de actividade física regular, seja organizada pelo gabinete desporto ou em parceria com outra entidade;

Autonomizar os munícipes em relação às tomadas de decisão relacionadas com a prática de actividades físicas;

Incentivar à utilização da bicicleta como meio de promoção da actividade física.

 


 

Viver com + Saúde

 

+saudeObjectivos:

Sensibilizar a população em geral e a sénior em particular para os benefícios obtidos através da prática regular de actividade física.

Iniciar os interessados na actividade física através de acções adaptadas à sua idade e capacidade funcional (Centro Social do Lidador) -interdepartamental;

Estimular a atitude e/ou melhoria da autonomia funcional e social dos participantes;

Proporcionar e/ou facilitar o bem estar físico e psíquico, contribuindo para a prevenção de patologias associadas ao sedentarismo e estilos de vida pouco activos nestas idades, através de actividades e iniciativas ao longo do ano.

 

 


 

 

Beja Forma

 

Beja FormaObjectivos:

Contribuir para a formação dos diferentes agentes desportivos;

Organizar e/ou apoiar a realização de iniciativas no contexto formativo, no âmbito da gestão desportiva e da formação de jovens praticantes em especial, ou de outros domínios da prática da actividade física e desportiva (saúde, nutrição, actividades informais, reabilitação e ergonomia, suporte básico vida, populações especiais, entre outras);

Melhorar a divulgação da actividade física e desportiva do nosso Concelho.

 

a) Formar para melhorar:

    Fórum “Beja e o Desporto”

        • Jornadas de Formação Desportiva 

              . Equipamentos e Instalações Desportivas

              . Gestão

              . Actividade Física e Saúde

        • Seminário + Desporto Jovem “Preparar e Formar Praticantes”

 

b) Divulgar para conhecer:

    Newsletter - "Fim de Semana Desportivo"