Câmara Municipal de Beja

Projeto Herança com raízes


 

O Município de Beja tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades que visam a defesa e salvaguarda do cante em algumas escolas do concelho. O cante, agora reconhecido pela UNESCO como património da humanidade, merece ser salvaguardado e foi com esse objetivo que surgiu o apoio, em julho/14, ao projeto Herança com raízes.


Este projeto está a decorrer no agrupamento de escolas Nº 2 de Beja e contempla o ensino semanal do cante, a divulgação do cante alentejano e da viola campaniça, bem como a continuidade do grupo coral “Mocinhos em Cante”.


As atividades, dinamizadas pelo músico Paulo Colaço, decorrem também nas freguesias rurais de Cabeça Gorda, Salvada, Santa Clara do Louredo e Albernoa e pretendem assegurar a identidade musical duma região e a sua perpetuação geracional.


 

Entre outras ações, está ainda a extensão do projeto ao agrupamento de escolas  N.º 1, prevista a gravação de um CD, com o trabalho dos jovens cantores e de um vídeo promocional, por forma a divulgar o CANTE ALENTEJANO – PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE.