10 razões para Investir

1. CENTRALIDADE NO INTERLAND SINES/SEVILHA
Beja situa-se na zona central do Alentejo entre Sines e a Capital da Andaluzia – Sevilha – podendo constituir-se como um polo de ligação entre o Porto de Sines e a Europa.

2. INFRAESTRUTURAS
A região oferece um conjunto de infraestruturas e equipamentos no campo da logística e dos transportes:
Aeroporto de Beja
• Aeródromo
BA11 de Beja
• IP em construção (via rápida com 4 faixas entre o Porto de Sines e Beja)
Porto Marítimo de Sines
• Rede Ferroviária: 836Km de rede ferroviária
Plataforma Logística de Sines

3.INVESTIMENTOS PÚBLICOS
A liderar o setor económico do concelho, Beja aposta cada vez na inovação, serviços e novas atividades económicas.
As atividades ligadas ao setor primário dão corpo às exportações, com especial destaque para a agroindústria. Atividades culturais, tecnologias da informação, biotecnologia, mobilidade sustentavel e aeronáutica concorrrem entre si param a linha da frente.
Não obstante, as atividades tradicionais como o comércio local, a gastronomia, logística, os serviços médicos, continuam a ter um peso importante na economia local.
Uma cidade virada para o futuro não menospreza o passado.
Alqueva
Aeroporto Internacional de Beja
Porto de Sines

4.INVESTIMENTOS PÚBLICOS, PRIVADOS E ESTRANGEIROS

Abertura para Instalações e Desenvolvimento de Novas Atividades permitidas pelo investimento público na Região.
Beja abre portas ao investimento estrangeiro, com predominância no setor olivícola.
Produzir um azeite que agrade aos mercados emergentes, nomeadamente da América e da Europa do Leste é o caminho que tem vindo a ser seguido pelos grandes grupos económicos instalados na região.
Também ao nível do setor dos vinhos tem existido uma grande aposta no que respeita ao investimento privado.

5.BEJA ECOPÓLIS
Beja destaca-se igualmente pelos investimentos e políticas públicas na área do ambiente. Desenvolve atualmente o conceito BEJA EcoPólis.

6. EXISTÊNCIA DE POLOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro alimentar do Baixo Alentejo e Litoral
REDE DE LABORATÓRIOS TECNOLÓGICOS DO CONCELHO DE BEJA

7. EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS DISPONÍVEIS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE INVESTIMENTO

Parque Industrial de Beja
O seu investimento no lugar certo!
Através da plataforma Global find o potencial investidor poderá identificar solução de localização empresarial. Com base numa plataforma SIG, poderá fazer pesquisas multicritério, navegação no mapa, impressão de relatórios sócio económicos de lote, entre outros.
Instrumentos de Gestão Territorial

Pavilhão das Micro Empresas
Zona de Expansão Norte do Parque Industrial
Ninho de Empresas NERBE / AEBAL
Atividades Económicas do Aeroporto
Beco da Abegoaria
Instituto Politécnico de Beja
Ninho de Empresas Ponto Óptimo

8. QUALIDADE DE VIDA
Biblioteca José Saramago, com reconhecido mérito a nível nacional

Casa da Cultura

Museu Regional de Beja

Casa das Artes Jorge Vieira

Galeria dos Escudeiros

Piscina Municipal

Complexo Desportivo Fernando Mamede

Arquivo Distrital de Beja

Unidade Local de Saúde Baixo Alentejo, com diversas valências.

Entre outros

9. RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS

O desenvolvimento do Instituto Politécnico de Beja tem vindo a dotar a Região de recursos humanos qualificados, que podem potenciar o desen volvimento de projectos no concelho.

10. APOIO AO INVESTIDOR / PROMOTOR
Na prossecução de uma estratégia de modernização, inovação e de desenvolvimento, foi criado o Gabinete de Estratégia e Desenvolvimento com o objetivo de cativar, apoiar e acompanhar investidores desde a primeira manifestação de interesse até ao processo de instalação de atividade.

Com uma postura pró-ativa no sentido de “vender” a nível regional, nacional e internacional, as potencialidades emergentes do concelho e da região, o novo Gabinete disponibiliza online toda a informação de relevância que permita enquadrar o interesse e a aposta dos potenciais investidores.

A informação disponibilizada compreende, além das vantagens comparativas da aposta no concelho de Beja e na região, como todos os mecanismos e ferramentas atualizados de otimização de investimentos.

Com estes serviços, o Município de Beja aposta na criação de um ambiente altamente favorável à criação de estratégias de cooperação, organização e capacitação no sentido de gerar e potenciar mais-valias diferenciadoras para o concelho e para a região.

Para mais informações entre em contato com o Gabinete de Estratégia e Desenvolvimento através do correio eletrónico ged@cm-beja.pt