Câmara Municipal de Beja

Projetos


eco-escolasProjeto Eco-Escolas

 

O Município de Beja desde 2008 que apoia o projeto “Eco-Escolas” desenvolvido pela ABAE, que visa reconhecer o trabalho das escolas em prol do ambiente e da cidadania.

 

Ano letivo

Escolas Inscritas

Escolas Galardoadas

2008/2009

7

1

2009/2010

11

6

2010/2011

14

10

2011/2012

7

7

2012/2013

7

A decorrer

 

 

ecoxxiMunicípio ECO XXI

Em 2012, o Município de Beja, pelo quarto ano consecutivo, foi galardoada com a Bandeira Verde ECO XXI, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), aos Municípios portugueses que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade.

O Município de Beja tem vindo a desenvolver esforços na implementação de medidas promotoras da sustentabilidade, dando particular atenção às questões relacionadas com a educação, mobilidade, ordenamento do território, em simultâneo, com inúmeros projetos e iniciativas em prol da melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.

 

replantaRe-Planta! o projeto das hortas domésticas no Alentejo

Sob o lema "Reaprende, Recomeça e Redescobre a tua Horta" o projeto Re-Planta! é uma iniciativa inspiradora, desenvolvida pela AMCAL, GESAMB e RESIALENTEJO que pretende devolver aos cidadãos o prazer de cultivar os seus próprios alimentos, tornando fácil, simples e acessível a criação de hortas caseiras.

 

 

Com muito espaço ou com um simples vaso todos podem participar! O projeto Re- Planta! é uma iniciativa aberta e de participação livre, cujo intuito é também o de criar uma comunidade dinâmica e integradora, onde todos possam contribuir, sejam simples cidadãos ou instituições como lares, escolas, autarquias, associações, etc. Para fazer parte da comunidade Re-Planta!, inscreva-se e partilhe técnicas, receitas, frutas ou legumes, em www.facebook.com/projeto-replanta

"Comece já a sua Horta, nós ajudamos!" De modo a tornar mais acessível a participação, o projeto Re-Planta irá percorrer 25 concelhos alentejanos com oficinas de hortas biológicas e compostagem, onde serão fornecidos equipamentos, manuais e formação de modo a que todos possam começar a criar a sua própria horta. A participação nas oficinas é gratuita, sendo que apenas se terá que inscrever em www.re-planta.pt/2012/09/21/oficinas/

 

O projeto Re-Planta! nas escolas. Devido ao seu carácter particular, as escolas da região terão um programa específico dentro do projeto Re-Planta! onde, com o apoio da DREALE, os professores terão a possibilidade de frequentar uma formação acreditada (em análise pelo Conselho Científico) e inscrever a sua escola num programa educativo repleto de recursos, atividades e desafios em que em conjunto com os seus alunos poderão implementar a sua própria horta na escola e explorar os benefícios específicos da agricultura biológica. Se é professor, saiba mais em www.re-planta.pt/programa-educativo

 

Seja mais feliz, mais saudável e mais sustentável. O projeto Re-Planta! enquadra-se num esforço coletivo, desenvolvido em parceria pela AMCAL, GESAMB e RESIALENTEJO (entidades responsáveis pela gestão de resíduos na região) que tem como objetivo de fundo a valorização dos resíduos orgânicos à escala doméstica, através da introdução de hábitos de compostagem junto da população, como forma de combater a desertificação dos solos e promover a sustentabilidade local.

 

A promoção de um estilo de vida mais saudável, equilibrado e enriquecedor é outro dos objetivos que o projeto Re-Planta! pretende alcançar realçando os benefícios associados às pequenas experiências individuais de cultivo biológico como sejam a geração de bem-estar psicológico e social, a segurança alimentar e os hábitos de poupança.

 

Os promotores e concelhos abrangidos:

 

A AMCAL é uma associação de municípios de fins específicos e tem como uma das suas atividades principais o tratamento e a valorização de resíduos sólidos na Zona Central do Alentejo, compreendendo cinco municípios dos quais três pertencem ao distrito de Beja (Cuba, Alvito e Vidigueira) e dois ao distrito de Évora (Portel e Viana do Alentejo).

 

A GESAMB, é a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora (SIRSU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

 

A Resialentejo – Tratamento e Valorização de Resíduos, EIM é uma empresa intermunicipal criada pela AMALGA e desde meados de 2004 que é responsável pelo Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Baixo Alentejo, compreendendo os municípios de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Estas três entidades desenvolveram em parceria um Plano de Ação conjunto que integra as ações a implementar no âmbito do cumprimento dos objetivos do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos II (PERSU II). Esta parceria compreende a execução das duas Centrais de Tratamento Mecânico e Biológico (localizadas em Beja e em Évora estando esta última em construção e prevendo a sua conclusão para o 1º semestre de 2013) e uma Campanha de Sensibilização e Promoção destinadas aos 25 concelhos abrangidos, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos presentes nos contentores do lixo dos lares e organizações e aumentar a prática da compostagem doméstica e comunitária, associada à criação de hortas e jardins em modo biológico.

 

Contactos do projeto Re-Planta!

Coordenação projeto: Marta Dias

Email: replanta.info@gmail.com

Telf.: 223712099

www.re-planta.pt | www.facebook.com/projeto.replanta