Câmara Municipal de Beja

Limpeza Urbana


A recolha dos resíduos domésticos e a limpeza do espaço público são responsabilidades municipais, para as quais é fundamental a colaboração dos cidadãos, através da adoção de bons hábitos. Estes serviços são realizados tendo em consideração critérios de qualidade e sustentabilidade.


Limpeza urbana

A limpeza dos espaços públicos realizada pala autarquia implica a varredura, controle de pragas das vias e espaços públicos, a recolha e manutenção de papeleiras, corte de ervas e aplicação de monda química, limpeza das sarjetas e sumidouros e remoção de cartazes e outra publicidade indevidamente colocada.

Parte dessa atividade de limpeza dos espaços públicos encontra-se descentralizada nas Juntas de Freguesia, através de um Protocolo de Delegação de Competências.

Para que todos os munícipes possam desfrutar de uma limpeza em todos os momentos, o serviço de limpeza foi planeado tendo em conta os usos e necessidades de cada área. Limpeza mais adequada para cada situação, é determinada por fatores como a circulação de pessoas e veículos, a atividade comercial e cultural, ou o facto de que essas são áreas para lazer e recreio.


Limpeza de ruas e outros espaços públicos

Nem todos os espaços públicos têm a mesma intensidade de uso, pelo que a frequência de limpeza é definida para cada zona de forma diferente. No caso particular do centro histórico da cidade de Beja a limpeza é diária, por se tratar da zona nobre em termos turísticos e de atividade comercial e cultural.

 

Varrer

As formas mais comuns de limpeza urbana são:

· Varredura manual - Diariamente, é realizada a varredura manual de 10 circuitos de limpeza, que englobam todo o centro histórico da cidade de Beja. Por cada um dos circuitos de limpeza, está afeto pelo menos um cantoneiro de limpeza.

· Varredura mecânica - A autarquia possui 2 varredoras mecânicas de pequena/média dimensão (4 m3) e 2 varredoras mecânicas de grande dimensão (6 m3), que efetuam diariamente circuitos predefinidos, que percorrem semanalmente os arruamentos da zona de expansão da cidade de Beja.

 

 

 

 

 

Varredoura

A ter em consideração:

Uma cidade limpa não é sinónimo que há muitos a limpá-la, mas sim que há poucos a sujá-la!

Use as papeleiras para colocar os pequenos resíduos: papéis, maços de tabaco, entre outros.

Uma cidade limpa só é possível com a colaboração de todos!

 

 

 

 

No concelho de Beja é proibido:
· Deitar lixo para o chão;
· Depositar os sacos de lixo fora do contentor;
· Alimentar animais na via pública;
· Lavar viaturas na via pública;
· Colocar publicidade no mobiliário urbano;
· Lançar folhetos de publicidade ou propaganda para o chão;
· Deixar os dejectos dos animais na via pública.

 


Mobiliário Urbano

Para evitar o lançamento de resíduos para a via pública, o Município de Beja distribuiu uma rede de papeleiras por toda a cidade de Beja. As papeleiras destinam-se à colocação de pequenos resíduos, tais como:

Papeleira

  · Resíduos orgânicos (restos de comida, como por exemplo caroços de fruta);

· Lenços de papel;

· Guardanapos de papel;

  · Papéis de gelado, entre outros.

 

 

 

 

 

 

Papeleira

 

Não deverão ser depositados nas papeleiras:
· Resíduos que possam ser reciclados, pois estes devem ser colocados no respectivo ecoponto;

· Sacos de lixo doméstico – Esses resíduos degradam-se mais facilmente, podendo provocar maus cheiros, e ocupam um espaço muito grande no interior da papeleira, o que limita a sua futura utilização. Para a deposição dos resíduos domésticos deverá utilizar os contentores específicos.

· Cigarros acesos no seu interior - Utilize os cinzeiros existentes nas papeleiras para apagá-los.

 

 

 

 

Colabore para tornar o concelho de Beja mais limpo!