Câmara Municipal de Beja

Recolhas Especiais


Monstros domésticos

 

As Juntas de Freguesia têm um serviço de recolha ao domicílio, na cidade de Beja, dos chamados “monstros domésticos”, resíduos provenientes das habitações, de grandes dimensões, que pelas suas características não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção. 

Como exemplo de “monstros domésticos” referem-se eletrodomésticos, resíduos de jardim, móveis, sofás, louças sanitárias. Este serviço é gratuito até um limite de meia hora de trabalho.

Para que o seu “Monstro” seja recolhido e a sua rua se mantenha limpa, contacte previamente a sua Junta de Freguesia respetiva e combine o horário da recolha.

Pode ainda entregar parte destes resíduos (equipamento elétrico e eletrónico, resíduos verdes e madeiras) no Ecocentro da AMALGA, situado no Parque Industrial.

 

Monstros 1 1

 

 

Cuidados a ter:

Nunca deposite “Monstros Domésticos” junto ao contentor ou em qualquer outro local.


Contactos:           

Associação de Freguesias da Cidade de Beja

Largo de Santa Maria – Beja

Telefone 284 313 100

 

Horários de recolha:

Das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

 


A sua colaboração é fundamental para tornar a cidade de Beja mais limpa e agradável!

 


 

Papelão em grandes produtores


A autarquia de Beja tem um serviço de recolha de papel/cartão, a título gratuito, para grandes quantidades. Para esse efeito, basta efetuar o pedido através do número 284 312 171, indicar o local e a quantidade aproximada e combinar o dia da recolha, que será efetuada a partir das 18h. Para além disso, a autarquia recolha de segunda-feira a sexta-feira o papelão depositado junto aos contentores pelos grandes produtores, em toda a cidade de Beja.

 

 

1 1 1

 

 

Cuidados a ter:

Deposite apenas as caixas de papelão no horário estabelecido, entre as 17h e as 18h, no Parque Industrial, e entre as 18h e as 20h, no centro histórico e zona de expansão da cidade.

Espalme bem as caixas e coloque-as arrumadas junto ao contentor ou Molok.

 

Em alternativa, poderá depositar gratuitamente no Ecocentro situado no Parque Industrial de Beja.

 


Contactos:           

Telefone 284 311 800

e-mail: ambiente@cm-beja.pt


Horário de Atendimento:

De Segunda-feira a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 16h.

Balcão de atendimento

Rua de Angola, n.º 5 Beja

 


 

Veículos abandonados

 

A existência de veículos abandonados na via pública é um problema para os munícipes e cantoneiros de limpeza que têm de lidar diariamente com este resíduo que dificulta a limpeza dos espaços públicos, para além da consequente redução dos locais de estacionamento disponíveis no concelho.

Os serviços de fiscalização da Autarquia têm como função, entre outras, a deteção das viaturas em estacionamento abusivo/indevido na via pública, ao abrigo do disposto no Código da Estrada. Esta iniciativa visa o descongestionamento dos locais de estacionamento, utilizados por vezes abusivamente com a permanência de sucata que se vai degradando aos poucos, pontualmente, no meio da cidade, criando-se focos de poluição visual e de escorrência de produtos nocivos – como óleos e combustíveis.

 

Quando é que um veículo é considerado em estacionamento indevido ou abusivo? (art.º 163 do Código da Estrada aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94 de 3 de Maio, revisto e republicado pelo Decreto-lei n.º 44/2005 de 23 de Fevereiro)

a) O de veículo, durante 30 dias ininterruptos, em local da via pública ou em parque ou zona de estacionamento isentos do pagamento de qualquer taxa;

b) O de veículo, em parque de estacionamento, quando as taxas correspondentes a cinco dias de utilização não tiverem sido pagas;

c) O de veículo, em zona de estacionamento condicionado ao pagamento de taxa, quando esta não tiver sido paga ou tiverem decorrido duas horas para além do período de tempo pago;

d) O de veículo que permanecer em local de estacionamento limitado mais de duas horas para além do período de tempo permitido;

e) O de veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques e semireboques não atrelados ao veículo trator e o de veículos publicitários que permaneçam no mesmo local por tempo superior a setenta e duas horas, ou a 30 dias, se estacionarem em parques a esse fim destinados;

f) O que se verifique por tempo superior a quarenta e oito horas, quando se trate de veículos que apresentem sinais exteriores evidentes de abandono, de inutilização ou de impossibilidade de se deslocarem com segurança pelos seus próprios meios;

g) O de veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transacção, em parque de estacionamento;

h) O de veículos sem chapa de matrícula ou com chapa que não permita a correcta leitura da matrícula.

 

Veiculo Veiculo 1


Procedimento da Autarquia após a deteção do veículo em estacionamento abusivo ou indevido

Quando os veículos são detetados em situação de infração, procede-se à identificação dos seus proprietários, a partir da qual se faz a notificação dos mesmos, através de carta registada, de que têm um período de 24 h para retirar a viatura da via pública, sob pena de os mesmos serem removidos do local para o parque da autarquia.

O proprietário da viatura removida tem um prazo de 45 dias para proceder ao seu levantamento, estando sujeito às tarifas de remoção e armazenamento que estão previstas no Regulamento de Preços e Tarifas do Município de Beja. Findo o prazo, se o veículo não for reclamado, é considerado abandonado e adquirido por ocupação pela Câmara Municipal. Se o veículo não estiver em condições de ser afetado ao parque automóvel do Estado, a Autarquia procede ao encaminhamento do veículo para um operador autorizado para a sua destruição, através da rede Valorcar, empresa responsável pela gestão ambientalmente correta de Veículos em Fim de Vida em Portugal.


 

Tem um veículo do qual se quer desfazer?

Entregue o veículo em operador devidamente licenciado para o efeito ou, em alternativa, dirija-se à Divisão de Serviços Urbanos, com os documentos da viatura e preencha uma declaração de abandono. A Autarquia procederá à sua remoção da via pública e ao respetivo encaminhamento.


Contactos:           

Telefone 284 311 800

e-mail: ambiente@cm-beja.pt

 

Horário de Atendimento:

De segunda-feira a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Divisão de Serviços Urbanos

Serviço de Fiscalização

Rua de Angola, n.º 5