Câmara Municipal de Beja

Loja Social


1 1 1

 

 

O Município de Beja enquanto promotor local de políticas de protecção social, desempenha um papel preponderante na elaboração de estratégias de desenvolvimento social e na criação de respostas sociais inovadoras e sustentáveis, bem como na promoção e implementação de projectos estruturantes através da coordenação Rede Social do Concelho de Beja.

 

Com a emergência de novos processos de exclusão social e agravamento das desigualdades sociais, pessoais e económicas, subjacentes à problemática da pobreza e vulnerabilidade social, é premente a criação de novas medidas de política social. Assim sendo, a Rede Social tem um papel fundamental num contexto de implementação de políticas sociais, para o esforço da erradicação e atenuação da pobreza (nas suas diferentes dimensões) e da exclusão social., rentabilização de recursos e sinergias locais.

 

Atenta a esta realidade social do concelho a Câmara Municipal de Beja, através do Gabinete de Desenvolvimento Social, da Rede Social do Concelho de Beja e da Fundação S. Barnabé, delinearam um Projecto, designado Loja Social – Entre (e) Ajude, que em termos gerais, procura dar resposta a necessidades essenciais e prioritárias das famílias mais vulneráveis, através da reversão das vendas em “causas sociais”, anualmente definidas pela parceria técnica, e fundamentadas no diagnóstico social e na realidade local.

 

Esta resposta social tem enquadramento na primeira grande linha de orientação do Plano (PDS), - eixo1 – Criação, Extensão e Qualificação dos equipamentos/ respostas sociais de apoio.

 

A Loja Social é um projeto promovido pela Autarquia e pela Fundação S. Barnabé, que visa potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, evitando sobreposições de intervenção. Esta tem como objetivo responder a uma necessidade diagnosticada e contribuir para a sua minimização, estimulando a sua participação ativa da comunidade em geral e das entidades locais, privilegiando o trabalho em Rede com parceiros locais, tais como a Delegação de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa, Caritas Diocesana de Beja, Banco de Voluntariado, Centro Distrital de Segurança Social, Comissão Social Inter-Freguesias Urbanas, Comissão Social Inter Freguesia Rurais, Centro Social do Lidador e Associação Sementes de Vida.

 

A concretização do Projecto só é possível através do envolvimento efectivo de entidades locais (publicas e privadas) e parceiras da Rede Social, que mediante a concessão de donativos em dinheiro ou em espécie, contribuam para atenuar as fragilidades da população mais fragilizada.

 

A Fundação S. Barnabé, formalizará protocolos, com cada uma das entidades envolvidas (locais e nacionais), nos termos legais dos respectivos donativos e será a entidade gestora do projeto.

 

O projeto “Entre (e) Ajude” está sedeado no mercado municipal, loja 8, 9 e 10 – rés do chão estando aberto à comunidade em geral às segundas, quartas e sextas, de manhã, entre as 10h e as 13h.

 

Regulamento da Loja Social

 

Siga-nos no facebook