Câmara Municipal de Beja

Qualidade do Ar


A qualidade do ar é um termo comum utilizado para traduzir o grau de poluição no ar que respiramos. A poluição do ar é causada por uma mistura de substâncias químicas que são libertadas para o ar ou resultam de reações químicas, que alteram a constituição natural da atmosfera.

 

As consequências da poluição atmosférica são várias, com impactes para o ambiente e para a saúde humana.

 

Para melhorar a qualidade do ar podem ser adoptadas algumas medidas, como por exemplo:

. Dar prioridade aos transportes coletivos face aos transportes individuais, de modo a reduzir as emissões de gases poluentes para a atmosfera;

. Sempre que possível andar a pé, pois não polui e ainda faz exercício físico;

. Efetuar uma boa manutenção do veículo permite reduzir as emissões gasosas;

. Adotar uma condução regular e a velocidade mais baixa, reduz o consumo de combustível e consequentemente a emissão de gases.

 

Em Portugal, compete à Agência Portuguesa do Ambiente, na qualidade de autoridade nacional, garantir e coordenar o cumprimento da legislação em vigor e às comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), na área da respetiva competência territorial, efetuar a gestão e avaliação da qualidade do ar ambiente.

 

O Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de Setembro, estabelece o regime de avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente, tendo em conta as normas, as orientações e os programas da Organização Mundial de Saúde, destinados a preservar a qualidade do ar ambiente quando é boa e melhorá-la nos outros casos.