Câmara Municipal de Beja

Idosos


Cartão Municipal Sénior

Esta medida social pretende apoiar idosos residentes no concelho de Beja há pelo menos 6 meses, com idade igual ou superior a 60 anos, e cujo rendimento per capita seja igual ou inferior ao Salário Mínimo Nacional.


Atendimento

Os Benefícios deste cartão são:

a) Acesso gratuito às piscinas municipais;

b) Acesso gratuito a todas as iniciativas municipais;

c) Desconto de 50% nas tarifas municipais:

- Tarifário do consumo de água (aplicado a todo o tarifário);

-Tarifa de tratamento de águas residuais (a todos os escalões);

- Todos os serviços prestados;

d) Isenção das taxas municipais, por exemplo construção / reparação de uma moradia unifamiliar;

e) Comparticipação de 25% na parte que cabe ao utente na aquisição, mediante receita médica de medicamentos comparticipados pelo serviço nacional de saúde abrangendo apenas os destinatários às classes e aos grupos terapêuticos previstos no Anexo 1, o qual poderá ser alterado por deliberação da câmara.

f) A comparticipação global não poderá exceder os 40.000€.

g) Comparticipação de 50% na aquisição de Passe Social para os transportes urbanos da cidade, denominadas “ Petras”.

 

Documentos para consulta:

Regulamento Cartão Municipal Sénior 

Requerimento do Cartão Municipal Sénior

Requerimento de Actividade Fisica 

 

 

 

Teleassistencia - HELPPHONE


HELPPHONE

 

Pretende-se com o serviço de Teleassistencia domiciliaria um apoio permanente a idosos/ pessoas com deficiência, que se encontrem em situação de isolamento e sem retaguarda familiar.

Está vocacionado para responder a situações de emergência através de um sistema de comunicação rápido e seguro, accionando apenas um botão de controlo remoto, que estabelece o contacto imediato com a central de atendimento HELPPHONE.

 

 

 

A Câmara contratualizou com a empresa o aluguer de onze aparelhos que estão distribuídos por freguesias urbanas e rurais, sendo o contrato renovado anualmente.

 

 

 

Centro Social do Lidador


LidadorO Centro Social do Lidador é uma extensão da Casa do Idoso, da rua onde mora, um prolongamento das relações de vizinhança tão características do nosso Alentejo, para conviver com outros idosos e com outras gerações, nomeadamente crianças e onde lhe é prestado um acompanhamento em ambiente semifamiliar, ouvindo os seus problemas, contribuindo para os resolver, de forma direta ou através de encaminhamento

 

 

Documentos para consulta:

Regulamento do Centro Social do Lidador

Requerimento

Requerimento Atividade Fisica

 

 

Os utentes do Centro Social do Lidador têm à disposição, diariamente, duas ementas diferentes, uma do Centro Comunitário do Bairro da Esperança e outra da Caixa Social dos Trabalhadoras da Câmara, que lhes dão a possibilidade de escolha, de acordo com as suas preferências.

 

Ateliers

Ateliers

 

No Centro Social do Lidador têm-se desenvolvido um conjunto de ateliers, tais como: Costura, croché, Artes Decorativas, Arraiolos, Bainhas Abertas, Alfabetização, Informática, Bordados e Costura, que promovem a ocupação da população alvo com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas e da memória, bem como, incrementar a socialização.

 

 

Observações: O número de inscrições nos ateliers não se tem alterado. As presenças, no atelier de informática, é que sofreram um decréscimo quase total, primeiro, devido à interrupção que houve com as formações da Divisão de Recursos Humanos e depois, porque há dificuldade no acesso à Internet no Centro Social do Lidador. É de referir, ainda, que os ateliers a partir do final de junho entraram em período de férias até meados de Setembro. Há sempre utentes que se juntam no Centro para dar continuidade aos trabalhos que vinham fazendo nos ateliers, mas por iniciativa individual.

 

 

 

Ginástica Sénior

GimSenior

 

 

O Projeto “Seniores a Mexer” tem vindo a evoluir de forma bastante positiva desde o seu início. Este desenvolvimento deve-se à enorme motivação apresentada pelos nossos utentes, verificando-se nesta classe etária uma enorme vontade de manter/melhorar as suas capacidades.

 

As aulas de atividade física adaptada para idosos aumentam, claramente, a esperança média de vida desta população, melhorando a sua saúde e bem-estar. A evolução da capacidade física dos intervenientes é evidente, o que lhes dá aptidão para desenvolverem as suas tarefas diárias com mais facilidade. Para além do referido, verificamos um incremento nas capacidades psicológicas, o que, aliado a uma interação social ativa, promove uma melhor qualidade de vida.

 

 


Atividade Física

Act Fisica

 

As aulas regulares de atividade física adaptada para idosos (ginástica sénior) realizam-se todos os dias da semana, das 09h00m às 11h00m, no Pavilhão Gimnodesportivo da Câmara Municipal de Beja. Este projeto conta, neste momento, com 255 inscrições.

No período de tempo em questão, compareceram às aulas 212 seniores, dos quais 12,5 % são do género masculino e os restantes 87,5 são do sexo feminino. No que se refere às idades dos utentes, verificamos que 20 % estão inseridos no grupo etário entre os 55 e os 64 anos, 51 % estão no grupo etário entre os 65 e os 74 anos, 28 % estão entre os 75 e os 84 anos e, apenas, 1 % estão acima dos 85 anos.

Em média, uma aula, abrange 24/25 utentes.

 

 


Hidroginástica

Hidro

 

As aulas de Hidroginástica realizam-se nas Piscinas Municipais de Beja, às Quartas-feiras e Sextas-feiras, das 14h30m às 15h30m.

 

 

 

 

 

 

Perguntas frequentes:

Qual o horário de funcionamento do Centro?

Inverno : das 09:00 às 18:00

Verão: das 09:00 às 19:00

 

Quais os dias de funcionamento do Centro? 

De segunda a sexta ( encerra aos feriados )

 

O que é necessário para inscrição?

 - 2 fotografias

 - cartão de pensionista

 

Existe algum tipo de mensalidade?

Não

Hall

 

Quais as instalações do Centro?

- Sala de refeições

- Bar aberto ao público em geral

- Sala de computadores (5 computadores de utilização livre para os utentes)

- Sala de leitura

- Salão polivalente

 

Atelier

Que atividades existem?

- Educação Física

- Ateliers:

 de pintura

 de bordados

 de bainhas abertas

 de costura

 de Arraiolos

 

 

Podemos almoçar?

Sim

 

Quanto custa?

3,50 €

 

 

De que é composta a refeição?

- Pão

- Sopa

- Prato de peixe ou carne

- Fruta


Documento para consulta: 

Regulamento Interno 

 

Lidador

 

Casa Acessivel

Projeto de adaptação de habitações e pequenos circuitos, ao nível de pequenas obras de promoção das acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida.

  

Conhecer é Viver

Com o objetivo de quebrar o isolamento social dos mais idosos e proporcionar dias diferentes e partilha de saberes, foi criado este projeto através de passeios facultados pela Câmara ás juntas de freguesia e IPSS´s/ Associações.