Câmara Municipal de Beja

Beja Acessível


O Município de Beja desenvolveu o PLANO LOCAL DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE com o objetivo de construir um Território para Todos e dar continuidade a um programa de âmbito nacional - “Portugal mais Acessível”.

 

Beja  projetou um município Acessível para Todos, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidadãos: aos que residem, trabalham ou o visitam, pelo que a candidatura ao Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), conseguida pela autarquia, permite ao município dar continuidade às práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade, reforçando o trabalho já efetuado.

 

Este Plano tem como objetivo dar continuidade à eliminação de barreiras arquitectónicas, urbanísticas e psicológicas, construindo uma cidade mais democrática.

 

Neste âmbito foi desenvolvido o Plano Local de Promoção da Acessibilidade que é um plano estratégico que, tendo por objetivo a melhoria da acessibilidade no município, desenvolver ações de sensibilização, formação e participação, envolvendo populações, associações e entidades locais de modo a inserir dinâmicas municipais capazes de manter este desígnio cívico de município inclusivo na agenda de trabalho de toda a comunidade.


De natureza multidisciplinar, este plano aborda o espaço público, equipamentos públicos, transportes, design, comunicação e infoacessibilidade através do desenvolvimento de estudos especializados em matéria de acessibilidade, de forma a criar um Plano Estratégico de prioridades de intervenção, no qual são detetados problemas existentes, e apresentadas as soluções e ações apropriadas para dotar o município de condições próprias do acesso universal.


Em suma, o Município de Beja habitua-nos, também nesta matéria, a observá-lo como um território que cresce de forma sustentável, inovadora, pioneira e amiga de todos. Desta forma conta-se com a Associação Comercial e Empresarial de Beja, através da sua participação nas ações de sensibilização em matéria de acessibilidade, no apoio a uma nova cultura de acessibilidade e mobilidade para todos.