Câmara Municipal de Beja

Enquadramento


Na cidade de Beja as soluções encontradas ao nível da mobilidade podem considerar-se inovadoras, no quadro do país e ao nível europeu, e têm vindo a ser particularmente felizes nos transportes públicos onde transparecem nos níveis de adesão registados. Estas políticas revelaram-se importantes no espaço que criaram para pôr em prática projectos de renovação urbana, alguns deles, executados no âmbito do programa POLIS.
 
A Câmara Municipal de Beja aderiu recentemente a redes nacionais e internacionais cujos objectivos estratégicos se inserem numa política de melhoria da mobilidade da cidade, no sentido da «eficiência, equidade e sustentabilidade».
 
A rede MOBI.E, “Rede Nacional de Mobilidade Eléctrica”; a Rede Ecos, “Redes de Cidades para a Criatividade e Inovação” e o projecto EVUE, “Electric Vehicles in Urban European”, são exemplos de projectos que irão contribuir para uma cidade mais desenvolvida e com melhor qualidade ambiental.
 
O lançamento da Rede de Cidades Móveis pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) à qual o Município de Beja já aderiu, é uma oportunidade para o Município de Beja continuar o trabalho na área da Mobilidade numa plataforma de maior conhecimento e troca de experiências. A Rede de Cidades Móveis tem como objectivo principal «promover uma mobilidade sustentável e diminuir a dependência do automóvel, através da alteração de atitudes e comportamentos dos cidadãos». O IMTT constitui o ponto de ligação entre a plataforma em Portugal e o nível europeu da rede EPOMM (European Platform for Mobility Management).
 
A Câmara integrou ainda, recentemente, a rede CIVITAS Espanha/Portugal que é um programa promovido e financiado pela União Europeia. Este projecto «destina-se a fomentar políticas para “um transporte mais limpo e melhor” na cidade, que contribua para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, nomeadamente através da redução da poluição gerada pelos transportes, a implementação de medidas de poupança de energia, o respeito pelo meio ambiente e a promoção de um estilo de vida menos dependente do automóvel».
 
O Gabinete para a Gestão da Mobilidade tem como principal objectivo melhorar a mobilidade no concelho na óptica de um desenvolvimento sustentável. Este Gabinete procura dar resposta às diversas necessidades e interesses de deslocação da população, nomeadamente:
 
     •  no ordenamento da circulação e do estacionamento e dos espaços públicos; 
     •  na melhoria das condições de segurança das deslocações pedonais e motorizadas;
     •  na garantia da acessibilidade a todos os cidadãos (permanente e temporária);   
     •  na avaliação contínua do sistema de Transportes Urbanos e Locais de Beja para incentivo da utilização do transporte público;
     •  na implementação e avaliação de meios de transporte flexíveis (ex. táxis colectivos);
     •  no incentivo à utilização de meios de transporte suaves (ex. bicicletas) e menos poluentes;
     •  na melhoria dos sistemas de informação.

 

As perspectivas de futuro no concelho de Beja passam pelo reforço que se pretende continuar a dar entre as funções de transporte/acessibilidade.