Câmara Municipal de Beja

Promoção da Acessibilidade


Acessibilidade e mobilidade para todos – Concurso em meio escolar


O Município de Beja lança concursos de desenho, fotografia e escrita, tendo por base o lema “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.


Concurso

O concurso tem como público-alvo o meio escolar, nomeadamente os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, e tem como objetivo sensibilizar os alunos, para as dificuldades que se colocam às pessoas com mobilidade condicionada, introduzindo um pensamento estratégico relativo às condições de circulação e vivência na Cidade e Freguesias, e alertar para a necessidade de construção de um meio urbano e rural acessível a todos.


Os trabalhos deverão obedecer aos critérios definidos no Regulamento específico de cada concurso, e ser entregues até ao dia 28 de fevereiro. Em março procede-se à avaliação dos trabalhos, sendo depois feita a divulgação dos resultados e respetiva entrega de prémios.


Estes concursos são realizados no âmbito do Plano Local de Promoção da Acessibilidade de Beja, e conta com o apoio do Regime de Apoio aos Municípios Para a Acessibilidade (RAMPA) e mobilidadept.com. 



 


“ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS” - Regulamentos


2 - Regulamento do Concurso de Fotografia - 5º ao 9º ano


3 - Regulamento do Concurso de Escrita - 10º ao 12º ano



Ainda sobre esta temática, e tendo em vista a chamada de atenção dos mais novos para este problema, considerámos importante uma sensibilização nas escolas através da distribuição de Livrinhos de Colorir sobre a Acessibilidade para Todos, visando a sensibilização das crianças para este tema.


Assim, no âmbito do Ensino Pré-escolar e 1º e 2º anos do 1º Ciclo desenvolveu-se para distribuição a todos os alunos, um pequeno LIVRINHO DE PINTAR que expõe a face ‘negativa’ e ‘positiva’ da acessibilidade.


Livro para pintar - Capa

Livro para pintar