Câmara Municipal de Beja

Banco de Voluntariado


 

 

O que é?

O Projeto Banco de Voluntariado, foi anteriormente coordenado pela Cáritas Diocesana de Beja tendo uma abrangência distrital.

Atualmente o Banco de Voluntariado retoma a dimensão concelhia, sendo o seu funcionamento e gestão  da responsabilidade dos parceiros da Rede Social  (designadamente os pertencentes ao grupo de trabalho por manifestação de interesse).

O Banco de Voluntariado da Rede Social do Concelho de Beja visa promover o encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem Voluntárias, prestando um conjunto de ações próprias da condição de cidadania ativa e solidariedade e Instituições Promotoras de programas/projetos de voluntariado que reúnem condições para integrar voluntários.

Este projeto é desenvolvido por 7 entidades parceiras – Câmara Municipal de Beja; Cáritas Diocesana de Beja; Eapn; IPB; IPDJ; Banco Alimentar e  o CLDS 3G - Geração Criativa.

 

Objetivos:

- Promover o encontro entre a oferta e procura de Voluntariado;

- Sensibilizar os cidadãos e as instituições para o Voluntariado;

- Divulgar projectos e oportunidades de Voluntariado.

 

Quem são os destinatários?

Todas as pessoas interessadas e motivadas sobre a temática do voluntariado, que independentemente da idade, sexo ou crença, se mostrem disponíveis para “doar” o seu tempo e, participar em projetos/programas de voluntariado na região de Beja; participar em ações de formação, adquirir e aprofundar saberes sobre o voluntariado. 

 

Funcionamento?

O CLDS 3G recebe inscrições online. No site será disponibilizada toda a documentação e regulamentação, bem como a ficha de registo de inscrição (individual e institucional).

A rede social divulga periodicamente aos parceiros a possibilidade de inscrição e funcionamento do Banco.

O Projeto "Geração Criativa" CLDS 3G, articula com o “inscrito” e marca entrevista que será sempre feita por 2 elementos da parceria (calendário próprio) que será sempre a 1ª segunda feira de cada mês, no Centro Social Lidador.

As Entidades responsáveis pela entrevista encaminham os voluntários  para as instituições registadas no Banco e que necessitam de voluntários, promovendo a Cáritas periodicamente ações de formação.

 

Para mais informações: clds3gbeja@gmail.com

 

 

11